STOCK OPTIONS OU VESTING?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O termo Vesting é muito utilizado no ambiente das startups. Todavia, o referido pode ser utilizado em qualquer tipo de empreendimento. O termo Vesting é uma modalidade de contrato empresarial que estabelece uma participação progressiva nos direitos sobre um negócio. O objetivo dessa modalidade de contrato é vincular a distribuição de ações de uma empresa aos seus fundadores e funcionários de forma proporcional ao seu envolvimento nas atividades da empresa.

Em essência, o contrato de vesting nada mais é do que uma opção de aquisição de participação societária. Com este contrato fica acertado que progressivamente ao longo de seu trabalho na empresa um determinado funcionário poderá, mediante uma opção pessoal, adquirir um percentual de participação acionária da empresa.

A maior parte das startups são empresas do tipo Sociedade Limitada e sobre elas cabem perfeitamente o uso do vesting. Porém, quando nos referimos a uma Sociedade Anônima (S.A.), é utilizado o Stock Options, também conhecido como plano de Opção de Compra de Ações. Portanto, essa é a diferença básica entre Vesting e um Stock Option. Assim, ambos os contratos se aplicam a tipos diferentes de empresa.

Todavia, também há outros aspectos que diferem os contratos citados, por exemplo, quando se trata de uma Sociedade Anônima, o funcionário terá igualmente o direito de adquirir o percentual de participação nas ações, só que estas ações terão um maior poder de liquidez.

Importante destacar que em relação à governança, as ações adquiridas não irão conferir ao funcionário direitos totais de sócio. Deste modo, os ganhos do empregado estariam relacionados com o recebimento de dividendos, ou então com o lucro que esse funcionário vai obter quando vender essas ações no mercado.

Portanto, os planos de stock options e contrato de vesting são formas de engajar os colaboradores. São formas de motivar os funcionários da empresa, que passam a, efetivamente, se sentir parte do negócio.

Converse com a equipe especializada da PRUMO aceleradora, que está pronta para entender suas necessidades específicas e produzir recomendações úteis ao seu negócio.

Deixe um comentário

Sobre a Prumo

“Olá. Nós somos a PRUMO, formada por um time de especialistas (advogados e empresários), interessados por tecnologia, amantes do direito e sempre atentos às novas dinâmicas empresariais — adoramos isso!”

Notícias Recentes

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se em nossa Newsletter